É importante realizar uma dieta de prevenção vascular, cujo modelo pode ser representado pela dieta Mediterrânea, onde abundam as frutas, hortaliças e verduras; são incluídos cereais integrais, frutos secos e legumes, que fornecem uma boa dose de fibras, são fornecidas quantidades moderadas de produtos lácteos, ovos, aves e peixes e, muito eventualmente, carnes vermelhas, sem esquecer o azeite de oliva para temperar os alimentos.
1. Azeite de oliva extra virgem de primeira prensagem a frio. Destaca-se a sua contribuição de ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico, vitamina E e outras substâncias, como os fitoesterois que reduzem as taxas de colesterol no sangue.
2. Frutos secos. Fornecem gorduras poli-insaturadas, como as nozes que se destacam pela sua riqueza em ácido linolênico.
3. Peixe azul. Fornece ácidos graxos ômega-3.
4. Alimentos ricos em fibras. Contribuem para reduzir os níveis de colesterol no sangue, como as frutas, verduras, hortaliças, legumes, frutos secos e cereais integrais, massas, arroz e cereais matinais integrais.
5. Alimentos ricos em vitamina E. Destaca-se o óleo vegetal virgem de primeira prensagem a frio, frutos secos e gérmen de trigo.
6. Alimentos ricos em vitamina C. Destacam-se os cítricos, pimenta crua, kiwi, verduras da família do repolho, tomates e morangos, entre outros.
7. Abacate. Alimentos ricos em ácido oleico e vitamina E.
8. Vegetais ricos em substâncias corantes. Destaca-se o licopeno, que dá a cor vermelha ao tomate e o betacaroteno, que oferece a cor amarela, alaranjada ou vermelha nos vegetais, como cenoura, manga ou abóbora, entre outros.
9. Vegetais ricos em compostos de enxofre. Destacam-se as verduras da família do repolho, cebolas e alhos.
10. Minerais ricos em antioxidantes. Devemos mencionar o zinco, presente em carnes, peixes, ovos e selênio presente em carnes, peixes, ovos e frutos do mar.
Fonte: Saudedicas.com.br